Relações Internacionais na Extensão Universitária: o tripé do ensino, pesquisa e extensão levado à educação básica | International Relations in the Academic Outreach Project: the tripod of teaching, research and outreach projects led to the secondary education

Autores

  • Marrielle Maia Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais https://orcid.org/0000-0001-6857-6688
  • Ana Beatriz Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Pedro Costa Brunetta Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2019.38186

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Ensino, Pesquisa e Extensão, Organizações Internacionais

Resumo

A exigência legal de que os cursos de graduação reservem 10% de sua carga horária para a realização de atividades de extensão coloca para os cursos de Relações Internacionais o desafio de repensar suas práticas de extensão. O presente artigo busca contribuir com esse movimento de reflexão ao apresentar uma ação de extensão que leva para a educação básica o debate sobre o papel das organizações internacionais e a relação entre o global e local. A proposta é inovadora já na sua concepção, ou seja, do preparo dos alunos para a extensão na disciplina “Economia e Organizações Internacionais”, onde são empregadas metodologias ativas (role playing). Na parceria com as instituições de educação básica, as atividades de simulação vivenciadas pelos alunos da graduação são adaptadas para a realidade da educação básica junto com os professores de instituições parceiras. Após essa adaptação, os discentes da graduação ministram a atividade aos estudantes do ensino básico.

Palavras-chave: Relações Internacionais; Ensino, Pesquisa e Extensão; Organizações Internacionais

 ABSTRACT

The Brazilian legal exigence of setting 10% of the graduation courses’ credits to outreach activities poses the challenge of rethinking their practices for the graduations courses in International Relations. The present article contributes to that reflexion by presenting an outreach activity that takes to elementary schools the debate on international organizations and the connections between global and local. The proposition is innovative in its conception: from the activity preparation of the undergraduate students inside the “Economy and International Organizations” discipline, where active methodologies (role playing) are applied. In the partnership with elementary schools, the modeling activities experienced by the undergraduate students are adapted to the school reality jointly with teachers from the partner school. After the adaptation, the undergraduate students impart the activity to the elementary students.

Keywords: International Relations; Teaching, researching and outreach; International Organizations.

 Recebido em: 06 nov.2018 | Aceito em: 24 ago.2019

 

 

Biografia do Autor

Marrielle Maia, Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais

Professora dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais da UFU

Doutora em Ciência Política pela UNICAMP

Mestre e Graduada em Relações Internacionais pela UnB

Especialista em Direitos Humanos pela ESMPDFT, University of Essex e UnB

Ana Beatriz Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em andamento no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais do IERIUFU; Pesquisadora do Nucleo de Pesquisas e Estudos sobre os Direitos Humanos do IERIUFU, Pesquisadora do INCT-INEU

Pedro Costa Brunetta, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Relações Internacionais pelo IERIUFU; Pesquisador do Nucleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos do IERIUFU; Pesquisador do INCT-INEU

Downloads

Publicado

16-10-2019

Como Citar

Maia, M., Araújo, A. B., & Brunetta, P. C. (2019). Relações Internacionais na Extensão Universitária: o tripé do ensino, pesquisa e extensão levado à educação básica | International Relations in the Academic Outreach Project: the tripod of teaching, research and outreach projects led to the secondary education. Mural Internacional, 10, e38186. https://doi.org/10.12957/rmi.2019.38186

Edição

Seção

ARTIGOS | ARTICLES