Projeto Universidade em Ação (PUA): rompendo os muros e capacitando para uma cultura de paz por meio do lúdico, do diálogo e das artes | University in Action Project (PUA): breaking the walls and enabling a culture of peace through ludic, dialogue and arts

Autores

  • Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Suerda Gabriela Ferreira de Araújo Universidade Estadual da Paraíba.
  • Edith Larissa Rodrigues do Rêgo Souza Universidade Estadual da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2019.38009

Palavras-chave:

Cultura de Paz, Lúdico, Arte.

Resumo

Este artigo discute as ações extensionistas do Projeto Universidade em Ação (PUA), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba, as quais trabalham a construção da paz no ambiente escolar, notadamente, nas escolas municipais Santa Ângela e Agostinho Fonseca, localizadas em João Pessoa. O PUA tem utilizado ferramentas lúdicas (brincantes, de forma geral), artísticas (clown, teatro, dança) e de diálogo (círculos de construção de paz, mediação) com o intuito de modificar as formas de interação em relação aos conflitos, suas respostas reativas e abordagens preventivas, a fim de estimular capacidades criativas e transformativas na comunidade escolar que viabilizem o tratamento dos conflitos, inerentes à vida, por meio de estratégias não-violentas, criando redes de relacionamento, conexões emocionais, empoderando a comunidade, desenvolvendo capacidades já existentes, e articulando finalidades de bem-estar social e desenvolvimento da cultura de paz.

Palavras-chave: Cultura de Paz; Lúdico; Arte.

ABSTRACT

This article discusses the extension actions of the University in Action Project (PUA), linked to the State University of Paraiba, which work to build peace in the school environment, especially in the Santa Angela and Agostinho Fonseca municipal schools, located in Joao Pessoa. The PUA has used ludic (general playful), artistic (clown, theater, dance) and dialogue tools (peace building circles, mediation) to modify the forms of interaction in relation to conflicts, their responses and preventive approaches, in order to stimulate creative and transformative capacities in the school community that enable the treatment of conflicts, inherent to life, through non-violent strategies, creating networks of relationships, emotional connections, empowering the community, developing skills already existing, and articulating purposes of social welfare and development of the culture of peace.

Keywords: Culture of peace; Playful; Art.

Recebido em 26 out. 2018| Aceito em 17 jun. 2019.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutor em Ciência Política (USP), coordenador do Projeto de Extensão PUA e do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM), membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos em Segurança (PCECS), professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI UEBP), palhaço Mancada Obom, manipulador e confeccionador de fantoches. Atua em escolas municipais dos bairros Cristo e Rangel com projetos lúdicos, artísticos e o círculo de diálogo, dentre outros métodos, com as crianças e os profissionais.

Suerda Gabriela Ferreira de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba.

Mestra (PPGRI UEPB) e bacharela em Relações Internacionais (UEPB), ex-bolsista do PUA, membro do GEPASM e da Rede PCECS, palhaça Sussa. Atua nas escolas municipais dos bairros do Cristo e do Rangel sensibilizando e capacitando os alunos e funcionários para a cultura de paz por meio da arte, principalmente da palhaçaria, e dos círculos de diálogo.

Edith Larissa Rodrigues do Rêgo Souza, Universidade Estadual da Paraíba.

Mestranda (PPGRI UEPB) e bacharela em Relações Internacionais (UEPB), ex-bolsista do PUA, membro do GEPASM e da Rede PCECS. Atua nas escolas municipais dos bairros Cristo e Rangel sensibilizando e capacitando os alunos e funcionários para a cultura de paz através dos círculos de diálogo e mediação escolar.

Downloads

Publicado

29.08.2019

Como Citar

Loyolla Kuhlmann, P. R., Ferreira de Araújo, S. G., & do Rêgo Souza, E. L. R. (2019). Projeto Universidade em Ação (PUA): rompendo os muros e capacitando para uma cultura de paz por meio do lúdico, do diálogo e das artes | University in Action Project (PUA): breaking the walls and enabling a culture of peace through ludic, dialogue and arts. Mural Internacional, 10, e38009. https://doi.org/10.12957/rmi.2019.38009

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER ABRI