Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais

Mario Afonso Massiere y Correa de Moraes Lima, Leticia Cordeiro Simoes de Moraes Lima, Rodrigo Martins Gonçalves, Pedro Nunes de Araújo

Resumo


Seeking new ways to stimulate students into learning the dynamics of international relations in a long lasting way, this paper is the result of an experience, of teaching International Relations using board games to assist the learning process. The extra-curricular course with undergrad students, proposed to work in a partnership with a traditional course, explored concepts such as Grand Strategy, the anarchic nature of the international system, among others. During the project, four board games were used to let the students feel the hardships of the decision-making, the subtleties of diplomacy and the insecurity of an anarchic system. The chosen games are: Supremacy, Senji, Eclipse and A Game of Thrones. The evaluation was through a series of interviews and essays with the participants to measure the impact of using board games in the learning process.

 Keywords: Board Games; Political Science; International Relations; Active Learning.

 RESUMO

Buscando novas formas de estimular os alunos a aprenderem dinâmicas das relações internacionais de forma duradoura, este trabalho é resultado de uma experiência de ensino de Relações Internacionais utilizando jogos de tabuleiro para auxiliar o processo de aprendizagem. O curso extracurricular com estudantes de graduação, proposto para trabalhar em parceria com um curso tradicional, explorou conceitos como a Grande Estratégia, a natureza anárquica do sistema internacional, entre outros. Durante o projeto, quatro jogos de tabuleiro foram usados para deixar os alunos sentirem as dificuldades da tomada de decisões, as sutilezas da diplomacia e a insegurança de um sistema anárquico. Os jogos escolhidos são: Supremacy, Senji, Eclipse e A Game of Thrones. A avaliação foi através de uma série de entrevistas e ensaios com os participantes, como forma de medir o impacto do uso de jogos de tabuleiro no processo de aprendizagem.

 Palavras-Chave: Jogos de Tabuleiro; Ciência Política; Relações Internacionais; Active Learning.

Recebido em: 26 out. 2018 | Aceito em: 12 ago. 2019


Palavras-chave


Active Learning; Jogos de Tabuleiro; Relações Internacionais

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DOI: https://doi.org/10.12957/rmi.2019.38008



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