Mais Universidade, Menos Aula: O Laboratório de Relações Internacionais da Universidade Católica de Santos | More University, Less Classroom: International Relations Laboratory (LARI) at the Catholic University of Santos

Natalia N. Fingermann, Fabiano L. de Menezes, Daniel Rei Coronato, Alessandra Beber Castilho

Resumo


O principal objetivo desse artigo é discutir a experiência do Laboratório de Relações Internacionais (LARI) da Universidade Católica de Santos. Formado em 2016, o LARI estabeleceu três práticas educativas com o objetivo de desenvolver as competências dos estudantes de Relações Internacionais e da comunidade em seu entorno, por meio de parcerias com escolas e outras instituições nacionais. As três práticas educativas desenvolvidas no LARI são: Modelo de Simulação das Nações Unidas, Observatório de Relações Internacionais e Informação do Estado de Origem de Refugiados. Em todas essas práticas têm se utilizado dos princípios da aprendizagem por elaboração de projetos, ao colocar os estudantes da graduação como agentes fundamentais em seu processo aprendizado. Os resultados do LARI têm demonstrado que essas práticas educativas, fomentadas na extensão, são ferramentas importantes para o desenvolvimento de diversas competências entre os estudantes: argumentação, análise crítica, desenvolvimento do olhar à pesquisa, organização e trabalho em equipe.

Palavras-chave: Aprendizagem por elaboração de projetos; Projetos de Extensão; Ensino em Relações Internacionais.

 This article aims to discuss the experience of the International Relations Laboratory (LARI) at the Catholic University of Santos. LARI was founded in 2016 and since then it has established three educational practices aimed at improving the skills of International Relations students and the surrounding community, through partnerships with schools and other national institutions. LARI now runs the following educational practices: Model United Nations, International Relations Observatory and Refugee State Information of Origin. All of these practices have adopted the principles of project-based learning, in which students are placed at the center of the learning process. The results of the LARI have demonstrated that these educational practices, fostered by the university extension projects, are important tools for the development of many capacities among the students, such as: argumentation, critical analysis, research practice, organization and team work. 

Keywords: Project based-learning; University extension project; International Relations Education.

 

Recebido em: 26 out. 2018| Aceito em 19 jun. 2019


Palavras-chave


Aprendizagem por elaboração de projetos; Projetos de Extensão; Ensino em Relações Internacionais

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DOI: https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37990



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