O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration

Autores

  • Ana Paula Balthazar Tostes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Lucca Viersa Barros Silva Universidad Pablo de Olavide (UPO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37988

Palavras-chave:

Erasmus, intercâmbio internacional, educação

Resumo

O artigo argumenta que há um duplo impacto do programa ERASMUS na região de integração europeia através da análise dos objetivos e da importância do programa para as políticas da União Europeia. O primeiro impacto é o da internacionalização da educação, que se dá inicialmente apenas no âmbito comunitário e após a criação do ERASMUS+ em 2014 se abre para fora da região de integração. O segundo impacto pode ser verificado pelo seu potencial em funcionar como uma das políticas de consolidação de valores comuns, símbolos, cultura e identidade regional, internamente, e externamente como uma estratégia de aumento de visibilidade da União, suas políticas e significados. O artigo traz uma sistematização de dados empíricos sobre o programa e uma análise que contribui para a melhor compreensão sobre políticas de intercâmbio que promovem internacionalização do ensino e pesquisa, além da reflexão sobre métodos e iniciativas bem-sucedidas em contextos de integração regional.

Palavras-chave: Erasmus, intercâmbio internacional, educação.

ABSTRACT

The article argues that there is a dual impact of the ERASMUS program in the region of European integration by examining the objectives and importance of the program in the European Union's policies. The first impact is the internationalization of education, which initially only takes place at Community level and after the criation of ERASMUS+ in 2014 opens up outside the region of integration. The second impact can be verified by its potential to function as one of the policies of consolidation of common values, symbols, culture and regional identity, internally, as well as externally it has worked as a strategy of increasing visibility of the Union, its policies and meanings. The article brings a systematization of empirical data about the program and an analysis to contribute to a better understanding of exchange policies that promote internationalization of teaching and research, as well as reflection on successful methods and initiatives in a context of regional integration.

Keywords: Erasmus; international exchange; education.


Recebido em 26 out.2018 | Aceito em 08 ago. 2019

Biografia do Autor

Ana Paula Balthazar Tostes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Coordenadora do Curso de Relações Internacionais DRI/UERJ

Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI/UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Pós-Doutora em Ciiencia Política pela USP

Doutora em Ciência Política - IUPERJ (atual IESP)

Lucca Viersa Barros Silva, Universidad Pablo de Olavide (UPO)

Mestrando em Relações Internacionais do Programa de Pós Graduação em Relação Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

Tostes, A. P. B., & Barros Silva, L. V. (2019). O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration. Mural Internacional, 10, e37988. https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37988

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER ABRI