O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration

Ana Paula Balthazar Tostes, Lucca Viersa Barros Silva

Resumo


O artigo argumenta que há um duplo impacto do programa ERASMUS na região de integração europeia através da análise dos objetivos e da importância do programa para as políticas da União Europeia. O primeiro impacto é o da internacionalização da educação, que se dá inicialmente apenas no âmbito comunitário e após a criação do ERASMUS+ em 2014 se abre para fora da região de integração. O segundo impacto pode ser verificado pelo seu potencial em funcionar como uma das políticas de consolidação de valores comuns, símbolos, cultura e identidade regional, internamente, e externamente como uma estratégia de aumento de visibilidade da União, suas políticas e significados. O artigo traz uma sistematização de dados empíricos sobre o programa e uma análise que contribui para a melhor compreensão sobre políticas de intercâmbio que promovem internacionalização do ensino e pesquisa, além da reflexão sobre métodos e iniciativas bem-sucedidas em contextos de integração regional.

Palavras-chave: Erasmus, intercâmbio internacional, educação.

ABSTRACT

The article argues that there is a dual impact of the ERASMUS program in the region of European integration by examining the objectives and importance of the program in the European Union's policies. The first impact is the internationalization of education, which initially only takes place at Community level and after the criation of ERASMUS+ in 2014 opens up outside the region of integration. The second impact can be verified by its potential to function as one of the policies of consolidation of common values, symbols, culture and regional identity, internally, as well as externally it has worked as a strategy of increasing visibility of the Union, its policies and meanings. The article brings a systematization of empirical data about the program and an analysis to contribute to a better understanding of exchange policies that promote internationalization of teaching and research, as well as reflection on successful methods and initiatives in a context of regional integration.

Keywords: Erasmus; international exchange; education.


Recebido em 26 out.2018 | Aceito em 08 ago. 2019


Palavras-chave


Erasmus; intercâmbio internacional; educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37988



Direitos autorais 2019 Mural Internacional

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Revista Mural Internacional | e-ISSN 2177-7314

PPGRI - Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão - João Lyra Filho, 9ºandar, Bloco F, sala 9037, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Cep: 20550-013 - Tel. fax: (021) 2334 0678 /// E.mail –ppgri.revista@gmail.com