Da construção à análise: integrando duas abordagens para se trabalhar casos em Relações Internacionais | From construction to analysis: two approaches to teaching cases in International Relations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37948

Palavras-chave:

casos de ensino, aprendizagem ativa, teorias de relações internacionais.

Resumo

A aprendizagem ativa acontece quando o aluno se envolve com o conteúdo, através de atividades que estimulem a reflexão crítica e permitam o desenvolvimento de competências e habilidades, conforme os objetivos da aula. Dentre diversos instrumentos, os casos de ensino apresentam-se como uma possibilidade. Com base no caso do Pacto Global da ONU, da obra de Milani e Tude (2015), elaboramos uma dinâmica que integra duas atividades: a construção de um caso de ensino e análise de um estudo de caso, a partir da aplicação teórica. Além de estimular a pesquisa de problemas políticos concretos, observamos que o processo de construção de caso, pelos próprios alunos, facilitou a aplicação da teoria proposta, em um segundo momento. Isso significa um avanço importante no uso das ferramentas ativas, tendo em vista que compreender Teorias de Relações Internacionais é complexo, em virtude de sua natureza abstrata. Por fim, argumentamos que essas dinâmicas podem ser utilizadas como plataformas didáticas para diferentes disciplinas.

Palavras-chave: casos de ensino, aprendizagem ativa; teorias de relações internacionais.

ABSTRACT

Active learning happens when the student engages with the content, through activities that stimulate critical reflection and allow the development of skills and abilities, according to the lesson’s goals. Among several instruments, teaching cases are presented as a possibility. Based on the case of the UN Global Compact, presented by Milani and Tude (2015), we have elaborated a dynamic that integrates two activities: the construction of a teaching case and the analysis of a case study, from the theoretical application. In addition to stimulating the investigation of concrete political problems, we have observed that the process of case construction, by the students themselves, has facilitated the application of the proposed theory, in a second moment. This means a major advance in the use of active tools, since understanding International Relations Theories is a complex task, due to its abstract nature. Finally, we argue that these dynamics can be used as didactic platforms for different disciplines.

Keywords: teaching cases; active learning; study cases; international relations theories.

Recebido em 24 out. 2018 | Aceito em 22 ago. 2019

Biografia do Autor

Cristina Carvalho Pacheco, UEPB Departamento de RI Pós Graduação em RI INCT-INEU

Doutora em C Sociais pela UNICAMP, Pós Doutora com bolsa Fulbright na American University

Elia Elisa Cia Alves

Doutora em Ciência Política pela UFPE. Mestre em Ciências Econômicas pela Unicamp. Bacharel em Relações Internacionais pela USP e bacharel em Ciências Econômicas pela Unisul. 

Hallyson Angelo Cordeiro Jr., UEPB

Graduando em RI

Ana Paula Maielo Silva, UEPB Departamento de RI Mestrado em RI

Doutora em Ciência Política pela UNICAMP

Trabalha com Feminismo e Oriente Médio

Downloads

Publicado

23.09.2019

Como Citar

Pacheco, C. C., Alves, E. E. C., Barbosa, G. G., Cordeiro Jr., H. A., & Silva, A. P. M. (2019). Da construção à análise: integrando duas abordagens para se trabalhar casos em Relações Internacionais | From construction to analysis: two approaches to teaching cases in International Relations. Mural Internacional, 10, e37948. https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37948

Edição

Seção

ARTIGOS | ARTICLES