Da construção à análise: integrando duas abordagens para se trabalhar casos em Relações Internacionais | From construction to analysis: two approaches to teaching cases in International Relations

Cristina Carvalho Pacheco, Elia Elisa Cia Alves, Gabriela Gonçalves Barbosa, Hallyson Angelo Cordeiro Jr., Ana Paula Maielo Silva

Resumo


A aprendizagem ativa acontece quando o aluno se envolve com o conteúdo, através de atividades que estimulem a reflexão crítica e permitam o desenvolvimento de competências e habilidades, conforme os objetivos da aula. Dentre diversos instrumentos, os casos de ensino apresentam-se como uma possibilidade. Com base no caso do Pacto Global da ONU, da obra de Milani e Tude (2015), elaboramos uma dinâmica que integra duas atividades: a construção de um caso de ensino e análise de um estudo de caso, a partir da aplicação teórica. Além de estimular a pesquisa de problemas políticos concretos, observamos que o processo de construção de caso, pelos próprios alunos, facilitou a aplicação da teoria proposta, em um segundo momento. Isso significa um avanço importante no uso das ferramentas ativas, tendo em vista que compreender Teorias de Relações Internacionais é complexo, em virtude de sua natureza abstrata. Por fim, argumentamos que essas dinâmicas podem ser utilizadas como plataformas didáticas para diferentes disciplinas.

Palavras-chave: casos de ensino, aprendizagem ativa; teorias de relações internacionais.

ABSTRACT

Active learning happens when the student engages with the content, through activities that stimulate critical reflection and allow the development of skills and abilities, according to the lesson’s goals. Among several instruments, teaching cases are presented as a possibility. Based on the case of the UN Global Compact, presented by Milani and Tude (2015), we have elaborated a dynamic that integrates two activities: the construction of a teaching case and the analysis of a case study, from the theoretical application. In addition to stimulating the investigation of concrete political problems, we have observed that the process of case construction, by the students themselves, has facilitated the application of the proposed theory, in a second moment. This means a major advance in the use of active tools, since understanding International Relations Theories is a complex task, due to its abstract nature. Finally, we argue that these dynamics can be used as didactic platforms for different disciplines.

Keywords: teaching cases; active learning; study cases; international relations theories.

Recebido em 24 out. 2018 | Aceito em 22 ago. 2019


Palavras-chave


casos de ensino, aprendizagem ativa; teorias de relações internacionais.

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DOI: https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37948



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