Ensino-Aprendizagem com Game of Thrones: aplicando ferramentas de Análise de Política Externa para analisar o Dragão, o Leão e o Lobo | Teaching-Learning with Game of Thrones: Applying Foreign Policy Analysis Tools to analyze the Dragon, the Lion and the Wolf

Autores

  • Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Unilasalle-RJ
  • Carolina Mendes Marins Unilasalle-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37927

Palavras-chave:

Análise de Política Externa, Game of Thrones, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Este artigo aplica ferramentas teóricas utilizadas para analisar liderança e
processo decisório na subdisciplina de Análise de Política Externa (APE) à série Game of Thrones. Busca-se demonstrar que a série e seus protagonistas podem ser utilizados como instrumentos para o aprendizado aplicado do conteúdo teórico de APE no campo de estudo de Relações Internacionais. Por meio de um exemplo prático, este artigo apresenta como é possível aplicar ferramentas de Análise de Traços de Liderança a três dos principais personagens de GOT: Jon Snow, Daenerys Targaryen e Cersei Lannister. Conclui-se que a aplicação de novos métodos para compreensão do conteúdo teórico das disciplinas enriquece, estimula e facilita o processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave: Análise de Política Externa; Game of Thrones; Ensino-Aprendizagem.

ABSTRACT

This article applies theoretical tools used to analyze leadership and decision making in Foreign Policy Analysis (FPA) to Game of Thrones. It demonstrates that the series and its protagonists can be used as instruments for an applied learning of the FPA theoretical content in the field of International Relations. Through a practical example, this article presents how it is possible to apply Leadership Trait Analysis tools to three of GOT's main characters: Jon Snow, Daenerys Targaryen, and Cersei Lannister. It is concluded that the application of new methods to understand theoretical content enriches, stimulates and facilitates the teaching-learning process.

Keywords: Foreign Policy Analysis; Game of Thrones; Teaching-Learning.

Recebido em 23 out.2018 | Aceito em 22 ago.2019

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Unilasalle-RJ

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011) e graduada em Relações Internacionais pelo Unilasalle-RJ (2008). Atualmente é coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE), pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA), editora do Boletim NEAAPE, coordenadora adjunta e professora do curso de Relações Internacionais no Unilasalle-RJ. Tem interesse nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Política Externa Colombiana, Política de Defesa, América do Sul.

Carolina Mendes Marins, Unilasalle-RJ

Bacharel em Relações Internacionais pelo Unilasalle-RJ. Tem interesse pelos seguintes temas: Política Externa, Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais, Feminismo.

Downloads

Publicado

20-09-2019

Como Citar

Gonçalves, F. C. N. I., & Marins, C. M. (2019). Ensino-Aprendizagem com Game of Thrones: aplicando ferramentas de Análise de Política Externa para analisar o Dragão, o Leão e o Lobo | Teaching-Learning with Game of Thrones: Applying Foreign Policy Analysis Tools to analyze the Dragon, the Lion and the Wolf. Mural Internacional, 10, e37927. https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37927

Edição

Seção

ARTIGOS | ARTICLES