Multidisciplinariedade e Interdisciplinaridade na Graduação em RI: o ensino de História e Teoria das Relações Internacionais | Multidisciplinarity and Interdisciplinarity in International Relations: teaching History and Theory of International Relations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37636

Palavras-chave:

Ensino, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, História Internacional, Política Internacional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma experiência interdisciplinar que vem sendo implementada em um curso de Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais de Universidade de São Paulo entre as disciplinas de História das Relações Internacionais e Teoria das Relações Internacionais. Essas disciplinas foram estruturadas a partir de um eixo temático comum (segurança internacional e origem de guerras, em particular a 1º Guerra Mundial), a fim de viabilizar uma melhor interação entre as áreas de História e Ciência Política, tendo em vista a predominância de internacionalistas com formação em Política Internacional na oferta de cursos de Teorias de RI. Os resultados sugerem que as diferenças de abordagem teórico-metodológica entre História e Ciência Política, amplamente reconhecidas pela literatura, e que dificultam a integração entre essas disciplinas, também abrem ricas perspectivas para que limitações de um campo do conhecimento sejam compensadas pelas vantagens do outro.

Palavras-chave: Ensino, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade.

ABSTRACT

This paper presents the results of an interdisciplinary experience that has been implemented in an International Relations course at the Institute of International Relations at the University of São Paulo between the disciplines of International Relations History and International Relations Theory. These disciplines were structured around a common thematic axis - international security and origin of wars, particularly World War I - to enable a better interaction between the areas of History and Political Science. The results suggest that the differences in the theoretical-methodological approach between History and Political Science, widely recognized in the literature, and which hinder the integration between these disciplines, also open rich perspectives for limitations of one field of knowledge to be offset by the advantages of the other.

Keywords: Teaching, Interdisciplinarity, Multidisciplinarity.

Recebido em: 01 out. 2018 | Aceito em: 08 abr. 2019

Biografia do Autor

Felipe Loureiro, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Associado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), Presidente das Comissões de Graduação e de Biblioteca do IRI-USP, e Vice-Coordenador da Câmara de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação da USP. É doutor em História Econômica pela USP 

Downloads

Publicado

29.08.2019

Como Citar

Loureiro, F., & Guimarães, F. de S. (2019). Multidisciplinariedade e Interdisciplinaridade na Graduação em RI: o ensino de História e Teoria das Relações Internacionais | Multidisciplinarity and Interdisciplinarity in International Relations: teaching History and Theory of International Relations. Mural Internacional, 10, e37636. https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37636

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER ABRI