A participação das mulheres na produção acadêmica da área de Relações Internacionais no Brasil | The participation of women in academic production in the field of International Relations in Brazil

Autores

  • André Luiz Coelho Farias de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  • Ivi Vasconcelos Elias UERJ
  • Vinicius Silva Santos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37384

Palavras-chave:

Gênero, Trajetória de Disciplina Relações Internacionais, Produção Acadêmica

Resumo

Neste artigo, buscamos mapear a produção acadêmica na área de Relações Internacionais no Brasil observando a participação das mulheres partindo das características da produção acadêmica em relação ao gênero e às divisões temáticas do campo. Para tanto, analisamos os dois principais periódicos da área segundo a classificação da Capes: Contexto Internacional e a Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI). O artigo está dividido em três partes. Na primeira, situamos a discussão sobre mulheres na ciência em relação ao gênero como categoria crítica de análise. Em seguida, promovemos o debate sobre a literatura que discute o mapeamento da produção acadêmica, considerando a produção científica de mulheres em geral e na área de Relações Internacionais. Finalmente, apresentamos os resultados situando a produção acadêmica feminina. Como conclusão, constatamos que a distância do número de artigos publicados por mulheres e homens não se alterou ao longo do tempo, mantendo a estrutura de desigualdade.

Palavras-chave: Gênero; Relações Internacionais no Brasil; Produção Acadêmica.

 

ABSTRACT

In this article, we seek to map the academic work in the field of International Relations in Brazil, according to women’s share focusing on the characteristics of the academic work in relation to gender and thematic divisions in the field. We analyzed all the articles published by two of the most prestigious journals in Brazil: Contexto Internacional e Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI). The article has three sections: the first presents the discussion about women in science and brings gender as a critical analytical category. In the following section, we carry out a debate about the literature which deals with the mapping of academic production considering the scientific production. Finally, we present the results placing the female academic production. In the end, our findings show that the gap between the number of articles published by men and women did not change over time maintaining the structure of inequality.

Keywords: Gender; International Relations in Brazil; Academic Production.

Recebido em: 19 set.2018 | Aceito em: 31 mai.2019

 

Biografia do Autor

André Luiz Coelho Farias de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Professor Adjunto da Escola de Ciência Política (ECP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde leciona no mestrado e no bacharelado em Ciência Política, bem como no mestrado em Direito e Políticas Públicas na mesma instituição. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj), possui graduação em Ciências Sociais (2004) e mestrado em Ciência Política (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu a função de professor dos cursos de Relações Internacionais e Direito do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/RJ), de professor substituto na graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de pesquisador visitante no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame (EUA), de pesquisador visitante na Brown University (EUA) no programa "Brown International Advanced Resarch Institute", de professor visitante na Universidade de Brasília (UnB) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), além de pesquisador no Observatório Político Sul-Americano (Opsa). Possui experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais, tendo publicado em diversos periódicos no Brasil e no exterior. Coordena o Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul-Unirio) e participa dos seguintes grupos de pesquisa: Research Network on International Governance, Globalization, and the Transformations of the State (Regimen); Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada (DALC), no âmbito da Asociación Latinoamericana de Ciência Política; Democracia e Relações entre Poderes no Brasil (UFRJ) e Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político (Ripperp-UFMG). Atua principalmente nos seguintes temas: Democracia; América Latina; Estabilidade Política e Presidencial; Representação Política, Política Externa Brasileira, Análise de Política Externa, Movimentos Sociais; Política Brasileira, Partidos Políticos, entre outros.

Ivi Vasconcelos Elias, UERJ

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha (2003), graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Desde 2005, atua como docente em cursos de especialização e graduação. É professora da Universidade Candido Mendes e do Centro Universitário IBMR Laureate Universities. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Teoria das Relações Internacionais, Ciência Política, Direitos Humanos e Internacional, Gênero e Cultura.

Vinicius Silva Santos, UFMG

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDPP) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle RJ (UNILASALLE-RJ). Pesquisador no GRISUL (Grupo de Relações Internacionais e Sul Global) ligado à Escola de Ciência Política da UNIRIO e da Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político (RIPPERP - UFMG). Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip). Participou, com apresentação de trabalhos em conferências nacionais no Brasil e na Argentina (ABCP, ANPOCS, ABRI, ANPUH, SAAP) e internacional (ALACIP). Contemplado com Bolsa no Edital do Programa de Mobilidade Universitária na Pós-Graduação da Rede MacroUniversidades da América Latina e Caribe - 2017 para um período como pesquisador visitante na Facultad de Ciencias Sociales - Universidad de Buenos Aires (2017.1) e pesquisador visitante no Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UNB) (2017.2) pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal da Nível Superior/CAPES (Edital nº 071/2013). Possui interesse nas áreas de Política Externa Brasileira; Análise de Política Externa; Novos Temas: Meio Ambiente, Saúde e o seu diálogo com as Relações Internacionais; Análise de Discurso; Políticas Públicas; Relações Internacionais na América Latina; Bibliometria e Cientometria.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Coelho Farias de Souza, A. L., Elias, I. V., & Santos, V. S. (2019). A participação das mulheres na produção acadêmica da área de Relações Internacionais no Brasil | The participation of women in academic production in the field of International Relations in Brazil. Mural Internacional, 10, e37384. https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37384

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER ABRI