PRAZO PRORROGADO - Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Relações Internacionais no Brasil


Chamada de Artigos

A área de Relações Internacionais no Brasil se expandiu sobremaneira a partir dos anos 2000. A expansão dos cursos nas Universidades Estaduais, Federais e Particulares trouxe vigor à área que, ao manter suas bases em áreas fundamentais, quais sejam o Direito, História, Economia e Teoria Política, entre outras, também trouxe adaptações regionais, o que fez aumentar amplamente as possibilidades para pesquisa, ensino e extensão pelo país. A multiplicidade e as variações nas Grades Curriculares dos cursos de Graduação e Pós-Graduação evidenciam, por um lado, a riqueza intrínseca à própria área e, por outro lado, dificuldades na implantação de um padrão para todos os cursos do Brasil, o que foi evidenciado nas negociações, até a aprovação, em setembro de 2017, das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Relações Internacionais. O que se pode observar nas recém aprovadas Diretrizes é um amplo espaço para variações e adequações regionais, bem como amplas possibilidades para a Extensão e para Metodologias ativas de ensino. Desta forma, o presente Dossiê convida a comunidade acadêmica brasileira de Relações Internacionais a fazer coro a este debate, descrevendo experiências de extensão, de metodologias ativas de ensino, de aplicações metodológicas de pesquisa ainda pouco utilizadas no país; a fim de fortalecer o debate ao refletir sobre diferentes experiências em torno do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão para Relações Internacionais no Brasil.

 

Data limite para envio de Artigos:  10/12/2018

Avaliação/Peer Review dos Artigos: 27/02/2019

Publicação do Dossiê: julho de 2019.

 

Equipe de Editores

ABRI (ad hoc)

Marília Carolina Barbosa S. Pimenta (FECAP/NUPRI-SP)

Hermes Moreira Junior (UFGD)

Raquel Maria de Almeida Rocha (ESPM)

 

Revista Mural Internacional

Tatiana Oliveira (PPGRI/UERJ)

Lorena Granja (PPGRI/UERJ)

Mauricio Santoro (PPGRI/UERJ)