Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Mural Internacional é uma revista de caráter acadêmico publicada de forma eletrônica e com acesso aberto anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O primeiro ano da publicação foi em 2010 obtendo a qualificação B2 no Qualis CAPES, à medida que foi consolidando-se no meio acadêmico como um instrumento de divulgação de conhecimento específico na área de Relações Internacionais, foi sendo reconhecida no nível nacional e internacional alcançando em 2019 a qualificação de A3 no Qualis CAPES. Seu objetivo é prover um espaço para a discussão de temas relevantes de reflexão e de pesquisa da área em termos globais. Os artigos publicados representam debates teóricos e/ou de caráter político, novas perspectivas no estudo e no processo de formulação de políticas, debates metodológicos e assuntos da prática dos atores das Relações Internacionais em sentido amplo. Igualmente, os artigos podem identificar novas tendências e particularidades do campo das Relações Internacionais. As resenhas de livros concentram-se em publicações novas (dois últimos anos) que representam contribuições importantes para os estudos internacionais nos campos empírico e teórico. A Mural Internacional trabalha em formato de fluxo contínuo, ou seja, os artigos são publicados assim que passam pelo processo de avaliação dupla cega por pares.  

 

Políticas de Seção

CONTRIBUIÇÃO ESPECIAL | SPECIAL CONTRIBUTION

A Mural Internacional aceita contribuições especiais de operadores de política externa e das relações internacionais (atores) assim como de pesquisadores seniors com trajetória acadêmica internacionalmente reconhecida. O objetivo desta seção é a difusão das opiniões e práticas dos autores de tais contribuições. A equipe editorial está aberta à recepção de tais contribuições especiais e convida a todos aqueles interessados a enviar suas propostas pelos canais de comunicação da Revista.

Editores
  • Mural Internacional
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS | ARTICLES

Mural Internacional aceita artigos acadêmicos inéditos sobre temas de Relações Internacionais. Os artigos podem ser enviados em português, espanhol ou inglês. Todos os artigos serão submetidos à revisão de dois pareceristas expertos no assunto em questão, tal revisão garante o anonimato tanto dos autores, quanto dos pareceristas. Qualquer sugestão e/ou comentário, incluindo novo ordenamento do texto, será previamente discutido e aprovado pelo autor.

Mural Internacional accepts original academic manuscripts focused on International Relations issues.  Manuscripts may be sent in Portuguese, Spanish or English.  All manuscripts will be submitted to blind peer-review by two ad hoc referees and any eventual suggestion and/or comment, including copyediting, will be previously discussed and approved by the author.

Editores
  • Mural Internacional
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ | DOSSIER

Mural Internacional aceita propostas de dossiê temáticos sobre assuntos específicos da atualidade das Relações Internacionais que convoquem a publicação de artigos acadêmicos inéditos sobre o tema em questão. Tais dossiê são desenvolvidos em parcerias específicas com grupos de pesquisa e instituições de caráter nacional e internacional. Convidamos a todos os interessados a enviar propostas de dossiê temáticos pelos canais de comunicação da Revista. Os artigos podem ser enviados em português, inglês e espanhol, e todos serão submetidos à revisão cega por pares, qualquer sugestão e/ou comentário, incluindo novo ordenamento do texto, será previamente discutido e aprovado pelos autores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS/BOOK REVIEWS

A Revista Mural Internacional aceita a publicação de resenhas de livros com edição de até dois anos de antiguidade, a temática dos livros deve ser focada no objeto de estudo das Relações Internacionais em sentido amplo. Elas são avaliadas pela equipe editorial, não é necessário contar com o consentimento do/s autor/es dos livros resenhados.

Editores
  • Mural Internacional
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos enviados é feita por pareceristas com anonimato da autoria do texto. Os avaliadores são pesquisadores e professores reconhecidos na área de Relações Internacionais, brasileiros ou estrangeiros, que pertençam ao conselho editorial da Revista (que tem caráter consultivo) ou ao banco de pareceristas avaliadores. Os critérios para a aprovação são: a relevância dos debates teóricos e/ou a contribuição ao debate político-conceitual promovido pelo artigo, o que o artigo apresenta em termos de novas perspectivas no estudo de temas de Relações Internacionais, ou seu embasamento claro em alguns dos debates tradicionais da disciplina.

Todos os artigos serão submetidos à revisão de dois pareceristas anônimos e qualquer sugestão e/ou comentário, incluindo novo ordenamento do texto, será previamente discutido e aprovado pelo autor.

Recomendação aos avaliadores da revista Mural Internacional

Ao receber o manuscrito, solicitamos que o senhor(a) realize as seguintes ações:

- verifique e confirme se poderá fazer a avaliação do trabalho no período de 30 dias a partir da data do recebimento do convite.

 

Periodicidade

Esta publicação é de periodicidade anual, os artigos se publicam em formato de fluxo continuo assim que passarem pelo processo de avaliação cega por pares.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Critério de Ética

A Mural Internacional segue as instruções do Comitê de Publicação de Ética (Committee on Publication Ethics – COPE), tais como: manter a integridade acadêmica; publicar errata quando necessário; certificar-se de que os artigos sejam revisados por pareceristas qualificados. Sobre as instruções do COPE, ver:

https://publicationethics.org/files/Research_institutions_guidelines_final.pdf

 

Autorização para inclusão de texto em publicação científica

AUTORIZAÇÃO PARA INCLUSÃO DE TEXTO EM PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

___(Nome do autor)___residente em __________________, autoriza a inclusão do artigo "________________________" de sua autoria, na publicação eletrônica Mural Internacional, PPGRI-UERJ, disponível em formato digital para o acesso de toda a comunidade científica.

Esta aprovação é concedida sem ônus, sem limitação de território, pelo prazo de proteção de direitos autorais e estende-se apenas para as novas edições e/ou reimpressões da obra em qualquer idioma.

 

(Local), (dia) (mês) (ano).

 

(Assinatura)

_________________________

Autor