Representações sociais de adolescentes em conflito com a lei: uma análise da opinião pública em redes sociais

Autores

  • Emiliane Silva Santana Psicóloga. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina-PE.
  • Iara Souza Libório Psicóloga. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina-PE.
  • Iago Marafina de Oliveira Psicólogo. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS. Doutorando em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76222

Palavras-chave:

Adolescentes em conflito com a lei, Representações sociais, Mídia.

Resumo

Apesar do avanço nas leis que salvaguardam as garantias fundamentais das crianças e adolescentes, seus direitos ainda são violados cotidianamente no Brasil. A mídia, por sua vez, tem um papel importante na disseminação de informações que legitimam e naturalizam o tratamento ofertado pelo Estado a essa população. Este trabalho analisa como as representações sociais de adolescentes em conflito com a lei nos meios midiáticos online conformam valores que influenciam na opinião pública. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada a partir de investigação documental, na qual foram analisados materiais bibliográficos e comentários de matérias jornalísticas no Facebook. Observa-se a prevalência de discursos estigmatizantes que reforçam a marginalização dos adolescentes em conflito com a lei e a insatisfação em relação à segurança pública, principalmente no que se refere ao cumprimento de medidas socioeducativas previstas no ECA.

 

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Santana, E. S., Libório, I. S., & Oliveira, I. M. de. (2023). Representações sociais de adolescentes em conflito com a lei: uma análise da opinião pública em redes sociais. Mnemosine, 19(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76222

Edição

Seção

Artigos