A importância do ensino de Libras na formação em psicologia: por uma promoção de saúde inclusiva e efetiva frente à surdez

Autores

  • Ayra Audry de Lima Souza Centro Universitário Santo Agostinho
  • Gabriel Campelo Sotero Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76220

Palavras-chave:

Formação em psicologia, libras, surdez.

Resumo

O artigo objetiva problematizar e levantar uma discussão frente à negligência e desafios que podem ser encontrados ao não se concretizar um ensino efetivo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação e ensino em psicologia. Ressalta-se que os possíveis obstáculos encontrados durante o atendimento ou intervenção com pessoas surdas realizados por profissionais em psicologia não capacitados a uma comunicação compreensível com essa população pode não apenas tornar o processo de escuta frustrante e incômodo para ambas as partes, como também pode refletir diretamente nos processos subjetivos e ter repercussões na saúde mental da pessoa que convive com a surdez. A efetivação da Libras na formação do psicólogo se mostra não apenas como uma prática inclusiva, mas também é potencializadora e de extrema importância para viabilizar e promover de forma concreta uma atenção psicológica e cuidado em saúde mental adequado para com as pessoas que convivem com a surdez.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

Souza, A. A. de L., & Sotero, G. C. (2023). A importância do ensino de Libras na formação em psicologia: por uma promoção de saúde inclusiva e efetiva frente à surdez. Mnemosine, 19(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76220

Edição

Seção

Artigos