Esquizodrama e dramatização: contribuições do método de preparação de atores de Fátima Toledo

Autores

  • Domenico Uhng Hur Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76218

Palavras-chave:

Esquizoanálise, Cinema, Psicologia.

Resumo

A dramatização é um recurso importante utilizado no esquizodrama; contudo, as referências brasileiras são pouco acessadas. Dessa forma, o objetivo desse artigo é conhecer o Método de preparação de atores de Fátima Toledo, para discutir possíveis contribuições ao esquizodrama de Gregorio Baremblitt. O que seu trabalho pode nos ensinar para as práticas de dramatização nas intervenções clínicas e psicossociais? O método utilizado foi uma revisão bibliográfica sobre sua obra e discussão teórica. Dentre os diversos pontos de conexão que podem ser encontrados, discutimos quatro: 1- a incitação de processos de desterritorialização; 2- a expressão de devires-animais; 3- a produção de uma zona de vibração contínua e 4- a estratégia situacional corporal. Concluímos que o Método de Fátima Toledo pode ser uma valiosa ferramenta para o trabalho esquizodramático.

 

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

Hur, D. U. (2023). Esquizodrama e dramatização: contribuições do método de preparação de atores de Fátima Toledo. Mnemosine, 19(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76218

Edição

Seção

Artigos