Raça e subjetividades negras: uma revisão integrativa sobre os desdobramentos da lei 10.639/ 2003 nas produções acadêmicas das pós-graduações estaduais baianas

Autores

  • Taciane Reis Santana Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Diego Arthur Lima Pinheiro Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76217

Palavras-chave:

Raça, Educação Básica, Lei no 10.639.

Resumo

O presente trabalho pretendeu investigar como as questões raciais e os processos de subjetivação se articulam no campo da educação básica, tomando por referência os desdobramentos da Lei n 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Buscou-se compreender como as disposições da Lei n 10.639 têm sido perspectivadas na educação básica por meio de dissertações defendidas entre os anos de 2015 e 2019 nas universidades públicas estaduais baianas. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa do material levantado através da busca nos sites de Programas de Pós-Graduação em Educação das referidas universidades. Os dados foram analisados mediante seu conteúdo em diálogo com a perspectiva da Afrocentricidade desenvolvida Molefi Kete Asante. Os resultados apontaram que a maior parte das escolas ainda não efetiva a Lei 10.639/2003 e, quando ocorre, é geralmente por iniciativas individuais de alguns profissionais.

 

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

Santana, T. R., & Pinheiro, D. A. L. (2023). Raça e subjetividades negras: uma revisão integrativa sobre os desdobramentos da lei 10.639/ 2003 nas produções acadêmicas das pós-graduações estaduais baianas. Mnemosine, 19(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76217

Edição

Seção

Artigos