Raça e subjetividades negras: uma revisão integrativa sobre os desdobramentos da lei 10.639/ 2003 nas produções acadêmicas das pós-graduações estaduais baianas

Authors

  • Taciane Reis Santana Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Diego Arthur Lima Pinheiro Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76217

Keywords:

Raça, Educação Básica, Lei no 10.639.

Abstract

O presente trabalho pretendeu investigar como as questões raciais e os processos de subjetivação se articulam no campo da educação básica, tomando por referência os desdobramentos da Lei n 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Buscou-se compreender como as disposições da Lei n 10.639 têm sido perspectivadas na educação básica por meio de dissertações defendidas entre os anos de 2015 e 2019 nas universidades públicas estaduais baianas. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa do material levantado através da busca nos sites de Programas de Pós-Graduação em Educação das referidas universidades. Os dados foram analisados mediante seu conteúdo em diálogo com a perspectiva da Afrocentricidade desenvolvida Molefi Kete Asante. Os resultados apontaram que a maior parte das escolas ainda não efetiva a Lei 10.639/2003 e, quando ocorre, é geralmente por iniciativas individuais de alguns profissionais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-05-25

How to Cite

SANTANA, Taciane Reis; PINHEIRO, Diego Arthur Lima. Raça e subjetividades negras: uma revisão integrativa sobre os desdobramentos da lei 10.639/ 2003 nas produções acadêmicas das pós-graduações estaduais baianas. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.12957/mnemosine.2023.76217. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/76217. Acesso em: 9 may. 2025.

Issue

Section

Artigos