Memorialização e ritualização do luto na era das mídias sociais: uma análise do Memorial Facebook

Autores

  • Priscila Chagas Oliveira Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Pelotas (PPGMP-UFPel)
  • Daniele Borges Bezerra Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e Cultural, Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt - UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71190

Palavras-chave:

memoriais virtuais, memorialização, luto

Resumo

Este trabalho objetiva discutir as formas virtuais de memorialização e de luto que se manifestam online na plataforma de mídia social Facebook. Descreve e analisa o “Memorial Facebook”, recurso que possibilita a transformação de perfis pessoais em memoriais virtuais quando do falecimento dos usuários proprietários da conta. Para isso, como metodologia, parte-se de um levantamento bibliográfico da produção nacional sobre o tema, em diálogo com outros autores e autoras que discutem memória, luto e trauma no contexto das plataformas de mídia social online, nomeadamente o Facebook. Busca-se, com isso, repensar a noção de “memorial” no contexto pandêmico da Covid-19, evento que reconfigura os modos de ser e viver. De modo preliminar, verifica-se que as mídias sociais compõem espaços públicos de testemunho, interação e memoração, e que as suas interfaces e configurações sociotécnicas, incluindo sua lógica de mercado, engendram novas formas virtuais de memorialização e ritualização do luto em tempos de distanciamento social.

 

 

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Oliveira, P. C., & Bezerra, D. B. (2022). Memorialização e ritualização do luto na era das mídias sociais: uma análise do Memorial Facebook. Mnemosine, 18(2). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71190

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos