Sustentabilidade afetiva e resistência: um estudo sobre intervenções artísticas urbanas.

Autores

  • Mônica Tablas Martinez de Figueiredo Universidade Estadual de Londrina
  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66388

Palavras-chave:

sustentabilidade afetiva, resistência, arte.

Resumo

A cidade é concebida por Guattari (1992) como uma máquina produtora de subjetividades. Presencia-se no contemporâneo, entretanto, uma tentativa de uniformização dos modos de vida em subjetividades formatadas e regida pela lógica do capital, que pode por em risco a própria vida. Esta pesquisa teve por objetivo investigar as práticas que rompem, em alguma medida, com essa lógica. O estudo voltou-se para as intervenções urbanas e o combate do uso do grafite e da pichação na cidade de São Paulo (Brasil) no período em que foi implantado o denominado “Programa Cidade Linda” (2017). Os resultados mostram que as intervenções urbanas geram afetos, críticas, polêmicas e possibilidades de construir uma relação diferenciada com a cidade. Ao final, argumenta-se que a noção de sustentabilidade afetiva na interface com o conceito de resistência ajudam a compreender como ocorre a experimentação de modos de vida voltados para a produção de encontros urbanos potencializadores.

 

 

Biografia do Autor

Mônica Tablas Martinez de Figueiredo, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico da Faculdade da Alta Paulista de Tupã/SP.

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina


Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP.
Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Bolsista Produtividade CNPq – N2.

 

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Figueiredo, M. T. M. de, & Mansano, S. R. V. (2022). Sustentabilidade afetiva e resistência: um estudo sobre intervenções artísticas urbanas. Mnemosine, 18(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66388

Edição

Seção

Artigos