Grupos de mulheres, mães e familiares contra a violência: cartografia de suas movimentações na cidade de Fortaleza/Ceará.

Autores

  • Patrícia Marciano de Assis Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66382

Palavras-chave:

cartografia, dispositivo, Grupo de Mães.

Resumo

Este artigo tem como objetivo cartografar as ações e articulações de dois grupos de mulheres, mães e familiares de jovens assassinados ou privados de liberdade nos centros socioeducativos do Ceará. O estudo foi construído por meio de uma pesquisa-intervenção. O objetivo foi acompanhar as movimentações dessas mulheres-mães na cidade de Fortaleza, a partir do método cartográfico, ressaltando o grupo enquanto dispositivo. Dialogando com autores da Psicologia Social e os debates acerca da necropolítica, acompanhamos ainda o agenciamento de outros dois dispositivos, de escuta e de mobilização social e política, enquanto estratégias de apoio psicossocial e luta política. Buscamos evidenciar o papel da psicologia em organizações da sociedade civil e seu potencial de fazer funcionar e fortalecer a atenção psicossocial através do agenciamento de dispositivos grupais, de escuta e de mobilização política e social, pautando a saúde mental e o cuidado de si e do outro como político.

 

 

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Assis, P. M. de, & Barros, J. P. P. (2022). Grupos de mulheres, mães e familiares contra a violência: cartografia de suas movimentações na cidade de Fortaleza/Ceará. Mnemosine, 18(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66382

Edição

Seção

Artigos