Juventudes em conflito com a lei: uma revisão sistemática acerca das produções sobre a política de socioeducação em meio aberto.

Autores

  • Isaque Telles Quinteiro Faculdade Anhanguera Kroton Educacional
  • Moisés José de Melo Alves Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66381

Palavras-chave:

medidas socioeducativas, revisão sistemática, Psicologia Social.

Resumo

Este artigo realizou uma revisão sistemática de literatura em um viés narrativo. Para tal, a partir da delimitação do campo problemático, a pesquisa buscou descritores na base de dados da Scielo a fim de encontrar publicações da área da psicologia que versassem sobre as medidas socioeducativas em meio aberto. Assim, a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram encontrados oito artigos, classificados em dois campos de análise: estudos derivados da execução e estudos de coletas de dados. Como principais resultados, o artigo encontrou desde condições precárias de trabalho, práticas e concepções obsoletas, tanto no âmbito institucional formal quanto nos recintos cotidianos, até a utilização, por parte de alguns estudos, de ferramentas teórico-metodológicas que permitem vislumbrar a implementação do ECA e do SINASE. Não obstante, foram observadas também considerações incidindo em problematizações destes mesmos instrumentos legais.

 

 

Biografia do Autor

Isaque Telles Quinteiro, Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

Discente do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Kroton Educacional - Pelotas/RS.

Moisés José de Melo Alves, Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

Professor do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Kroton Educacional - Pelotas/RS.

 

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Quinteiro, I. T., & Alves, M. J. de M. (2022). Juventudes em conflito com a lei: uma revisão sistemática acerca das produções sobre a política de socioeducação em meio aberto. Mnemosine, 18(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66381

Edição

Seção

Artigos