Modos de Vida da População em Situação de Rua: a produção acadêmica no Espírito Santo

Autores

  • Diego Arthur Lime Pinheiro Professor no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Ana Lúcia Coelho Heckert Professora aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Lucas Xavier Silva Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lucas de Souza Lopes Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62181

Palavras-chave:

população em situação de rua, políticas públicas, estado do conhecimento.

Resumo

Este artigo se propõe a estudar como os modos de vida da população em situação de rua têm sido abordados no âmbito das produções acadêmicas. Neste trabalho, focalizamos o mapeamento da produção de dissertações e teses defendidas no Brasil no período de 2010 a 2016, destacando a produção acadêmica realizada no Estado do Espírito Santo. A metodologia utilizada para produzir os dados foi o Estado do Conhecimento, usando como procedimento a pesquisa bibliográfica. A partir do material levantado, efetuamos uma análise do modo como a população de rua configura campos problemáticos nessas produções. O resultado apontou a reduzida produção de conhecimento acadêmico acerca dos modos de vida deste grupo populacional, o que tem interferido negativamente na elaboração de políticas públicas e na formação de profissionais que atuam com este segmento populacional. Espera-se fornecer subsídios para ampliação da produção de conhecimentos e das redes de garantia de direitos no Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Pinheiro, D. A. L., Heckert, A. L. C., Silva, L. X., & Lopes, L. de S. (2021). Modos de Vida da População em Situação de Rua: a produção acadêmica no Espírito Santo. Mnemosine, 17(2). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62181

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos