Processos de aprendizagem das atividades de educação em saúde no cotidiano de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde

Autores

  • Marcia Cavalcanti Raposo Lopes Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz
  • Cristina Maria Toledo Massadar Morel Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62179

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Aprendizagem inventiva

Resumo

Este artigo analisa como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desenvolvem suas atividades educativas e quais experiências estimulam processos de questionamento e aprimoramento destas atividades. Promove-se uma discussão sobre onde eles buscam referências para realizarem estas atividades; em que medida os serviços de saúde favorecem este processo e como aprendem, apreendem e aprimoram seu trabalho. Estas reflexões tomaram por base a análise de entrevistas dialogadas realizadas com nove ACS atuantes no estado do Rio de Janeiro há mais de dois anos. Observou-se como estes trabalhadores, mesmo sem as condições adequadas de trabalho, produzem sentidos para os eventos de seu dia a dia, se reinventando. Entretanto, identificou-se a importância de um espaço de formação para eles. Tal espaço pode ser enriquecedor e promover a construção de práticas educativas potentes para a transformação, não de hábitos, mas de sujeitos - trabalhadores e usuários - na luta por condições de saúde e vida melhores.

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Lopes, M. C. R., & Morel, C. M. T. M. (2021). Processos de aprendizagem das atividades de educação em saúde no cotidiano de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Mnemosine, 17(2). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62179

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos