A ordem do discurso psiquiátrico: saber, poder, verdade e produção de exclusão social

Autores

  • Ana Paula Pimentel Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ (Bolsa CNPq)
  • Paulo Duarte de Carvalho Amarante Pesquisador titular do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS/ENSP/FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62178

Palavras-chave:

psiquiatria, discurso, exclusão social

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma sucinta reflexão sobre três acontecimentos identificados como formas históricas de exclusão da loucura (o desterro, o internamento e a objetivação da loucura como doença mental) em diálogo com as discussões apresentadas na aula inaugural proferida por Michel Foucault no Collège de France em 1970, convertida no livro A ordem do discurso ([1970] 2014). Nesse sentido, associaremos as formas históricas de exclusão aos sistemas externos de restrição do discurso elencados no livro-aula: a interdição, a oposição entre razão e loucura e a vontade de verdade. Examinaremos a maneira como estes sistemas criaram condições de possibilidade para as exclusões históricas e manutenção do sofrimento mental no lugar de objeto do discurso psiquiátrico.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Pimentel, A. P., & Amarante, P. D. de C. (2021). A ordem do discurso psiquiátrico: saber, poder, verdade e produção de exclusão social. Mnemosine, 17(2). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62178

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos