La panóptica de Gotham: los mecanismos de poder mediante la configuración de la ciudad

Autores

  • Iván Sánchez-Moreno Doctor en Psicología. Ha desempeñado labores como docente para la Universitat de Barcelona, la Universitat Oberta de Catalunya, la Universidad Internacional de La Rioja y la Universitat Ramon LLull. Posgraduado en Historia Comparada y Psicología por la Universidade Federal de Rio de Janeiro y la Universidade Federal Fluminense. Miembro del Grup d’Història de Nou Barris y del Grup d’Investigacions Film-Història, vinculado a la Universitat de Barcelona.
  • Daniel Salvador Psicólogo General Sanitario. Ha desempeñado labores como psicoterapeuta para Psicocentre Salusment. También ejerció como psicopedagogo para Kumon. Máster en Psicología General Sanitaria y posgraduado en Actuación Clínica y Psicoanálisis por la Universitat de Barcelona.

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62170

Palavras-chave:

Michel Foucault, Batman, Panóptico

Resumo

A cidade de Gotham é mais um personagem nas aventuras do Batman. Não serve apenas como palco e reflexo da degradação da cidade, mas seus prédios, suas ruas e sua distribuição permitem que Batman exerça seu controle sobre a urbe. Gotham é um lugar especialmente isolacionista, em parte devido ao alto fluxo de crimes que ali reside. Por essa e outras razões, Gotham segue o padrão dos dispositivos panópticos que Michel Foucault analisou para definir e descrever as relações de poder e vigilância nas instalações prisionais. Com esse motivo em mente, nos aprofundaremos no efeito das heterotopias em neutralizar a resistência dos cidadãos contra uma normalização vigente, e investigaremos como um novo corpo é construído de poder corporificado em um vigilante mascarado por meio da legitimação da população civil.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Sánchez-Moreno, I., & Salvador, D. (2021). La panóptica de Gotham: los mecanismos de poder mediante la configuración de la ciudad. Mnemosine, 17(2). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62170

Edição

Seção

Parte Especial - Dossiê Biopolítica: a proliferação de um conceito raro