Foucault, examen y estadística: El Instituto Mental de la Santa Cruz entre 1855-1936
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62168Λέξεις-κλειδιά:
exame, estatística, Instituto Mental de la Santa CruzΠερίληψη
Este trabalho apresenta uma revisão da técnica disciplinar do exame que o autor Michel Foucault desenvolveu em sua obra Vigiar e Punir (1975) e a relaciona com o conceito de “estatística” de que trata o curso Segurança, Território, População entre 1977 e 1978. Será dada especial ênfase à inclusão do indivíduo em um “campo documental” produzido pelo exame, exemplificando-o com os registros documentais dos anos 1855-1936 do antigo Instituto Mental de la Santa Cruz y San Pablo da cidade de Barcelona, assim como com as mudanças legislativas em matéria de saúde mental que aconteceram entre esses anos.
Λήψεις
Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
2021-09-17
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
NOWAK, Victoria Sedkowski. Foucault, examen y estadística: El Instituto Mental de la Santa Cruz entre 1855-1936. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, 2021. DOI: 10.12957/mnemosine.2021.62168. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/62168. Acesso em: 12 μαΐου. 2025.
Τεύχος
Ενότητα
Parte Especial - Dossiê Biopolítica: a proliferação de um conceito raro
Άδεια
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.