Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde

Autores

  • Ueberson Ribeiro Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61855

Palavras-chave:

violências, escola, atividade, saúde

Resumo

Este estudo analisa as lutas que os professores de uma escola pública têm colocado em curso no trabalho para o enfrentamento das formas de violência. A pesquisa foi realizada com duas professoras e um professor de Educação Física, com os trabalhadores do corpo técnico-administrativo, pedagógico e com o vigilante da escola. O estudo teve duração de 16 meses de intenso trabalho de campo. Produziu dados por meio de conversas informais, registros de reuniões pedagógicas, momentos de planejamento, observação de aulas de EF, entrevistas e registros no diário de campo. Opera com o conceito de atividade de Schwartz (2004), o qual a concebe como esfera das microgestões inteligentes da situação, dimensão das astúcias e da produção de “histórias” que imprimem suas marcas no trabalho. O estudo torna evidente que as “violências na escola” também podem ser produzidas “na” própria escola, sendo os docentes convocados a gerir os riscos produzidos.

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

Almeida, U. R. (2021). Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde. Mnemosine, 17(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61855

Edição

Seção

Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas