Constelações benjaminianas: um pensamento-intervenção na pesquisa em Psicologia

Autores

  • Janaina Madeira Brito Centro Universitário Salesiano (Vitória/ES)
  • Maria Carolina de Andrade Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais (Divinópolis/MG)
  • Suzana Maria Gotardo Chambela Instituto Federal do Espírito Santo (Santa Teresa/ES)

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61854

Palavras-chave:

Walter Benjamin, pesquisa-intervenção, processos de subjetivação

Resumo

Este artigo apresenta, de modo singular, o entrecruzamento de pesquisas que partilharam um campo comum no município de Serra/ES. As pesquisadoras trabalham a noção de intervenção em duas direções: o movimento de implementação de comissões de saúde no trabalho da educação básica e a política de narratividade oriunda desta experiência. Uma pesquisa-narrativa afirma-se nas ferramentas do pensamento-escrita e dos conceitos-arma, exercício de transmissão dessas pesquisas enquanto experiência de narração apontando para a Erfahrung benjaminiana. As noções de história aberta, do pensamento como mônada, da imagem dialética e do tempo de ruptura no contemporâneo forjam a política de escrita deste artigo. Localizar a memória de lutas menores e dos vencidos da história dão o tom analítico para a prática da escrita como processo de pesquisa-intervenção. Esta é a constelação que problematiza a dimensão da subjetivação que atravessa políticas de produção de conhecimento da psicologia em sua interface com a educação.

Downloads

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Brito, J. M., Freitas, M. C. de A., & Chambela, S. M. G. (2021). Constelações benjaminianas: um pensamento-intervenção na pesquisa em Psicologia. Mnemosine, 17(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61854

Edição

Seção

Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas