Comissões de Saúde do Trabalhador da Educação em Serra-ES

Autores

  • Jomar da Rocha F. Zahn Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cristiane Bremenkamp Cruz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Danuza de Oliveira Fonseca Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61852

Palavras-chave:

metodologia, trabalho, coletivo

Resumo

Este artigo traz discussões e fragmentos de uma trajetória de pesquisa-intervenção em Educação, utilizando o recurso de uma personagem, cujo nome é Celina, como dispositivo metodológico. Buscou-se acompanhar os processos em curso, relacionados à implementação da Comissão de Saúde do Trabalhador da Educação (Cosate) nas escolas públicas municipais na cidade de Serra, no Espírito Santo, de modo que ela funcione como um disparador de discussões em torno da forma como a educação se organiza e se atualiza. O estudo destaca a potência das redes para a contração de grupalidade no enfrentamento de políticas despotencializadoras dos coletivos de trabalho na educação. As Cosates, como espaços dialógicos de análise coletiva das práticas educacionais nas escolas, possibilitaram trocas e formação de redes afetivas de trabalho e saúde. O artigo apresenta, ao final, a potencialidade de coletivos de trabalho como modo de fazer frente à massificação e individualização que segmentariza e despotencializa no contemporâneo.

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

Zahn, J. da R. F., Barros, M. E. B. de, Cruz, C. B., & Fonseca, D. de O. (2021). Comissões de Saúde do Trabalhador da Educação em Serra-ES. Mnemosine, 17(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61852

Edição

Seção

Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas