O Inimigo construído: a disputa de representações sobre o jovem da Cidade de Deus

Autores

  • Marcelle Raja Gebara UNIRIO
  • Ricardo Salztrager UNIRIO/ UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52694

Palavras-chave:

violência, identidade, Cidade de Deus

Resumo

A proposta desse artigo é pensar a construção do estereótipo do jovem morador da Cidade de Deus – comunidade localizada na zona oeste do Rio de Janeiro – a partir do filme Cidade de Deus, confrontando-a com a visão de mídias comunitárias locais sobre esses mesmos jovens. Na primeira parte do texto, traremos a história da Cidade de Deus, a partir de fragmentos da entrevista com o arquiteto que a projetou. Em seguida, faremos uma análise sobre o filme e sua narrativa ficcional, enfatizando os efeitos que produz na vida dos moradores. Para finalizar, temos a análise de algumas passagens das mídias locais, visando demonstrar como elas também podem se configurar enquanto um dispositivo de produção de verdades sobre o morador da Cidade de Deus. Toda a discussão será balizada por uma série de apontamentos teóricos de Foucault e Butler.

 

Biografia do Autor

Marcelle Raja Gebara, UNIRIO

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Memória Social da UNIRIO.

Ricardo Salztrager, UNIRIO/ UERJ

Professor Associado ao Programa de Pós Graduação em Memória Social da UNIRIO. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ.

 

Downloads

Publicado

2020-07-13

Como Citar

Gebara, M. R., & Salztrager, R. (2020). O Inimigo construído: a disputa de representações sobre o jovem da Cidade de Deus. Mnemosine, 16(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52694