Foucault e a governamentalidade democrática: a questão da precarização da educação inclusiva

Autores

  • Alexandre Filordi de Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • Silvio D. de Oliveira Gallo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52688

Palavras-chave:

educação, inclusão, biopolítica, governamentalidade

Resumo

Neste texto investigam-se os processos de inclusão levados a cabo na política educacional brasileira entre 1985 e 2016, bem como sua precarização nos dias de hoje. Para compreender tais processos, usa-se a biopolítica de Michel Foucault e seu operador conceitual governamentalidade, colocando-se a hipótese de que teríamos nas últimas três décadas o desenvolvimento no Brasil de uma governamentalidade democrática, que operou uma lógica inclusiva para o governo das diferenças. No atual momento político, em que aquela estratégia já não opera, vivemos um neoliberalismo exacerbado, que precariza os corpos diferentes, que já não cabem na lógica do capital e de sua produção. Em tal contexto, a defesa da escola pública democrática e republicana ganha especial importância e atualidade.

 

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

Carvalho, A. F. de, & Gallo, S. D. de O. (2020). Foucault e a governamentalidade democrática: a questão da precarização da educação inclusiva. Mnemosine, 16(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52688

Edição

Seção

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos