Formação inventiva de uma professora-pesquisadora no encontro com mulheres ciganas: pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos

Autores

  • Gláucia Siqueira Marcondes Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais; Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52684

Palavras-chave:

mulheres ciganas, formação inventiva, sujeito, saber

Resumo

O foco da análise empreendida neste artigo é a formação inventiva de uma professora-pesquisadora no encontro com mulheres ciganas. O texto é desdobramento de uma pesquisa mais abrangente em que problematizamos o processo de constituição de três mulheres ciganas em um acampamento na cidade de Juiz de Fora/MG. Para isso, utilizamos a perspectiva foucaultiana como embasamento teórico-metodológico, sobretudo os modos de constituição dos sujeitos e os efeitos dos discursos nas formas de conhecer, de ser e de estar no mundo. Ao longo da investigação, as relações de gênero e o sentido de educação foram as questões que mais chamaram atenção nas falas da professora-pesquisadora, que serão tomadas como análise.

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

Marcondes, G. S., & Ferrari, A. (2020). Formação inventiva de uma professora-pesquisadora no encontro com mulheres ciganas: pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos. Mnemosine, 16(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52684

Edição

Seção

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos