Formação inventiva de professores em tempos de pandemia: o que um louco lúcido nos convida a pensar e escrever?

Autores

  • Walter Omar Kohan Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52682

Palavras-chave:

pandemia, invenção, Simón Rodríguez

Resumo

Depois de uma apresentação do momento presente e da crise do capitalismo com a atual pandemia do COVID-19, o texto busca pensar as seguintes perguntas: qual seria o papel de uma formação inventiva de professores no atual cenário de suspensão aberto pela pandemia, que nos abre a possibilidade de novas formas de vida (nas escolas e fora delas)? O que fazer, em nome de uma formação inventiva de educadores, a partir de um momento crítico como o presente?  O artigo o faz a partir de uma leitura da frase “inventamos ou erramos”, de Simón Rodríguez, e da inspiração de pedagogia menina da pergunta de Paulo Freire.

 

Biografia do Autor

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador do CNPq e da FAPERJ

Coordenador do Projeto Capes-Print “Filosofia na infância da vida escolar”.

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

Kohan, W. O. (2020). Formação inventiva de professores em tempos de pandemia: o que um louco lúcido nos convida a pensar e escrever?. Mnemosine, 16(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52682

Edição

Seção

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos