Encontros com a deficiência na universidade: deslocando o capacitismo em oficinas de formação inventiva

Autores

  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Pozzana Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52679

Palavras-chave:

deficiência, política cognitiva, capacitismo

Resumo

O ingresso de alunos com deficiência nas universidades públicas pelo sistema de cotas foi estabelecido com a lei 13.409 e desde 2018 a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem recebendo esses estudantes. Para além do desenvolvimento de dispositivos pedagógicos que garantam a acessibilidade desses alunos, coloca-se o problema das relações com professores, bem como entre alunos com e sem deficiência. Um dos problemas é a presença do capacitismo, que se manifesta em atitudes preconceituosas e práticas de opressão em relação às pessoas com deficiência. Uma formação universitária fundada na aquisição de competências e habilidades pode concorrer para que a política cognitiva capacitista seja perpetuada e mesmo acirrada. O conceito de formação inventiva (DIAS, 2011;2012) vai contra a lógica da capacitação e visa produzir outras políticas de cognição por meio de diferentes estratégias e dispositivos de formação. O objetivo do artigo é analisar a experiência de estudantes de iniciação científica e estagiárias em oficinas de formação inventiva no contexto de projetos de pesquisa-intervenção e de extensão com pessoas com deficiência. O estudo utiliza o método da cartografia (DELEUZE, GUATTARI, 1995; ROLNIK, 2006; PASSOS, KASTRUP e ESCÓSSIA, 2009; PASSOS, KASTRUP e TEDESCO, 2014) e analisa diários de campo, com ênfase na narrativa de encontros dos estudantes com pessoas com deficiência. O estudo identifica experiências de problematização da imagem da deficiência como incapacidade, analisa o papel do corpo aprendiz e das experiências multissensoriais em oficinas de formação inventiva, indicando possíveis deslocamentos na política cognitiva capacitista.

Biografia do Autor

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Instituto de Psicologia
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (Bolsa PQ CNPq) 

Laura Pozzana, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. (Bolsa FAPERJ/CAPES)

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

Kastrup, V., & Pozzana, L. (2020). Encontros com a deficiência na universidade: deslocando o capacitismo em oficinas de formação inventiva. Mnemosine, 16(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52679

Edição

Seção

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos