Pensamento e invenção: por uma formação outra

Autores

  • Rosimeri de Oliveira Dias UERJ
  • Heliana de Barros Conde Rodrigues UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52676

Palavras-chave:

formação inventiva de professores, pesquisa-intervenção, Michel Foucault

Resumo

O artigo expõe análises das pesquisas-intervenção realizadas com formação e com estudos foucaultianos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Cartografa movimentos que nos desprendem dos exercícios de poder, servindo de reveladores para as transformações do sujeito. Para tanto, traz três dispositivos. Primeiro, as linhas tecidas no dispositivo aula, recorrendo ao curso A Hermenêutica do Sujeito, de Michel Foucault, e colocando em pauta a anarqueologia como atitude prática para pensar/fazer uma formação que se desvincule de pedagogias capacitadoras. Em seguida, as linhas do dispositivo se delineiam por meio de entrevistas e de alguns escritos de intercessores de Foucault para indagar se a formação perspectivada pela invenção pode ser uma formação outra, problematizadora. Em um terceiro momento, apresentam-se estratégias singulares de formar professores que privilegiam práticas éticas e políticas regulares e trabalhos dotados de continuidade, porém sem efeitos de coerção.

Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias, UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Procientista da UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ

Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia da FFP/PIBID/CAPES/UERJ (2011-2018)

Heliana de Barros Conde Rodrigues, UERJ

Professora Associada do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Procientista da UERJ

Downloads

Publicado

2020-07-13

Como Citar

Dias, R. de O., & Rodrigues, H. de B. C. (2020). Pensamento e invenção: por uma formação outra. Mnemosine, 16(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52676

Edição

Seção

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos