Jacqueline Morais, presente entre afetos e formação

Autores

  • Mairce Araújo UERJ
  • Tiago Ribeiro INES; UNR.

Resumo

Uma introdução (ou apresentando afetos e memórias)

Este texto, em forma de ensaio-memória, retoma uma menagem anterior, publicada na Revista Aleph, e se apresenta, ineditamente, como uma singela homenagem a uma professora, pesquisadora e amiga que fez da tessitura de redes de amizade e formação docente seu modo de vida. Jacqueline Morais, nossa querida amiga, encontrou na educação e na docência uma forma de militância apaixonada pelo direito de acesso de todxs e qualquer umx ao saber e ao sabor do conhecimento, da literatura, da arte, da poesia, do cinema... Enfim, a uma formação que convide a espichar modos de ver, ser, saber, conhecer, estar, habitar o mundo... E indagar a si mesmx!

 Por muitos e muitos anos estivemos juntxs na lide da pesquisa, nos desafios da sala de aula, nos encantamentos da formação docente, como colega ou como estudante, na educação básica e no ensino superior. Tantas caminhadas compartilhadas... Jacqueline, para nós Jack, transitou da alfabetização de crianças à formação de futurxs professorxs alfabetizadorxs.

E, num dia de céu azul tilitante e sol ardente, sábado, 12 de outubro de 2019, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a santa preta encontrada pelos pescadores no meio do rio, e também Dia das Crianças, essas de quem Jack sempre esteve perto, ela, uma professora da infância, como também gostava de se apresentar, se despediu de nós, foi morar onde moram as estrelas, como dizem xs poetas... Foi pintar de branco o céu das Quebradas e montanhas desta nossa América Latina, tão amada e tão querida por essa professora tecelã!

Em uma primeira homenagem (entre muitas outras), menos de um mês depois de sua despedida, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na 43ª edição do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de São Gonçalo, FALE/SG, projeto por ela criado em parceria com Mairce, uma das autoras deste texto, em 2009, não poderíamos deixar de escolher um título mais representativo das ações e dos compromissos éticos, políticos, estéticos, investigativo-formativos aos quais Jack se dedicou a vida inteira que não fosse a imagem da Professora Tecelã: “Jacqueline Morais: uma professora tecelã”.

Biografia do Autor

Mairce Araújo, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/ FFP)

 

Tiago Ribeiro, INES; UNR.

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
Universidad Nacional de Rosario (UNR)

 

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Araújo, M., & Ribeiro, T. (2019). Jacqueline Morais, presente entre afetos e formação. Mnemosine, 15(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/48324

Edição

Seção

Biografia