Autogestão: um modo de fazer extensão e produzir sentidos na universidade

Autores

  • Talita Gonçalves Monteiro UFRGS
  • Laís Vargas Ramm UFRGS
  • Rosemeri Völz Wille UFRGS
  • José Ricardo Kreutz UFPel; UFRGS.

Palavras-chave:

extensão universitária, autogestão, enação, cognição social, incubação.

Resumo

Este trabalho retoma experiências dos autores em um núcleo  de apoio a empreendimentos de economia solidária, para então pensar os processos autogestionários no interior deste e nos empreendimentos assessorados por ele. Também passamos pela temática das relações estabelecidas da extensão com o ensino e a pesquisa. Realizamos a discussão a partir da teoria da enação, especialmente do conceito de produção de sentido participativa, que faz parte dos desdobramentos recentes da abordagem enativa que se debruçam sobre a cognição social. Discutimos tanto memórias relacionadas aos processos de incubação quanto a tentativa de autogestionar o TECSOL, de modo que propomos, nesta intersecção, a autogestão como modo de fazer extensão e de produzir sentidos participativamente na universidade  e junto à comunidade.

 

Biografia do Autor

Talita Gonçalves Monteiro, UFRGS

Psicóloga; Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Integra o Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS).

Laís Vargas Ramm, UFRGS

Psicóloga; Mestra em Psicologia Social e Institucional e doutoranda em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Integra o Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS).

Rosemeri Völz Wille, UFRGS

Psicóloga; Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

José Ricardo Kreutz, UFPel; UFRGS.

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

Monteiro, T. G., Ramm, L. V., Wille, R. V., & Kreutz, J. R. (2019). Autogestão: um modo de fazer extensão e produzir sentidos na universidade. Mnemosine, 15(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/48322

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos