O Povo e o povo brasileiro: maioria, minorias e as transformações do desejo na atualidade

Autores

  • Marcio José de Araujo Costa UFMA; PUC-SP; UFRJ.
  • Lorena Rodrigues Guerini UFRJ

Palavras-chave:

subjetivação, política, Brasil

Resumo

Neste texto tomamos alguns fatos da politização brasileira dos últimos anos como sintomas analisadores para pensarmos os efeitos que retroagem sobre seus contextos de produção e aparecimento, forçando-nos a pensar sobre suas causas e suas consequências. Diante desse cenário, avançaremos nossa análise para pensar não apenas a produção subjetiva atual, mas principalmente para entender o porquê dessa divisão política na contemporaneidade, que chamamos aqui de esquizofrenização. Primeiramente vamos analisar a dualidade do conceito de povo em Agamben, para, em seguida, pensarmos a polaridade da subjetivação, sempre social e histórica, em Deleuze e Guattari, e por fim nos perguntaremos como a Psicologia como ciência e profissão tem sofrido e agido diante dessa transformação política e subjetiva contemporânea, esboçando uma resposta possível para a seguinte questão: a psicologia tem algo a dizer diante dessa divisão subjetiva do povo brasileiro?

Biografia do Autor

Marcio José de Araujo Costa, UFMA; PUC-SP; UFRJ.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Pós-Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Lorena Rodrigues Guerini, UFRJ


Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Costa, M. J. de A., & Guerini, L. R. (2019). O Povo e o povo brasileiro: maioria, minorias e as transformações do desejo na atualidade. Mnemosine, 15(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/48315

Edição

Seção

Artigos Parte Especial: Dossiê Psicologia Brasileira: formação, clínica, política e estéticas minoritárias