A história e o resto: oscilações clínico-políticas da psicanálise e sua chegada ao Brasil

Autores

  • Lorena Rodrigues Guerini UFRJ
  • Marcio José de Araujo Costa UFMA; PUC-SP; UFRJ.

Palavras-chave:

história, psicanálise, política

Resumo

Para pensar a relação entre clínica e política na psicologia brasileira, consideramos importante retomar alguns aspectos da história da psicanálise e de sua chegada no Brasil. Reconhecendo as oscilações clínico-políticas que ocorreram ao longo desse processo histórico, ora produzindo ácidas problematizações, ora recrudescendo em sólidos conservadorismos, recortamos quatro momentos dessa história. Partindo dos textos de Freud sobre a situação social e política de seu tempo, bem como de sua condição de exilado político no final da vida, passando por Lacan que se autodenominou excomungado após sua expulsão da IPA e fundou uma nova experiência político-institucional em sua escola, sem deixar de mencionar Deleuze e Guattari em suas contundentes críticas à psicanálise, chegaremos ao Brasil e veremos que,  através de grupos heterogêneos, a psicanálise se mostra eminentemente política – seja através do caráter conservador sustentado por determinados grupos, seja através de seu caráter problematizador sustentado por outros grupos.

Biografia do Autor

Lorena Rodrigues Guerini, UFRJ

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 



Marcio José de Araujo Costa, UFMA; PUC-SP; UFRJ.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Pós-Doutorado em Psicologia Clínica na PUC-SP.

Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Guerini, L. R., & Costa, M. J. de A. (2019). A história e o resto: oscilações clínico-políticas da psicanálise e sua chegada ao Brasil. Mnemosine, 15(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/48313

Edição

Seção

Artigos Parte Especial: Dossiê Psicologia Brasileira: formação, clínica, política e estéticas minoritárias