A análise da atividade como meio para a formação no trabalho em saúde

Autores

  • Roberta Pereira Furtado da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Claudia Osorio da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

trabalho em saúde, formação, clínica da atividade.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa-intervenção que objetiva discutir a formação para o trabalho em saúde nas instituições de ensino superior (IES) no âmbito das políticas públicas. Para isso, faz-se uma análise da atividade de participação discente e docente em um Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) desenvolvido em uma IES. A análise é mediada por instrumentos grupais e pelo diário de campo. Os referenciais da clínica da atividade e da análise institucional direcionam o estudo, e este segue uma diretriz ético-política que pensa a formação com base nas experiências concretas nos serviços de saúde. As práticas vividas nesse PET Saúde destacam o desenvolvimento de uma gestão lateralizada dos processos de trabalho, facilitados pela política indutora de reorientação profissional em saúde que esse programa assume. Tal modo de gestão aponta para o trabalho interprofissional na perspectiva da integralidade do cuidado, formando continuamente todos que participam desse processo.

 

 

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Rosa, R. P. F. da, Silva, C. O. da, & Barros, M. E. B. de. (2019). A análise da atividade como meio para a formação no trabalho em saúde. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45987

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos