Oficina de fotos – a atividade de criação literária revelada pela fotografia

Autores

  • Alice Paiva Souto Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Osorio da Silva Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

clínica da atividade, criação literária, poder de agir

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado com estudantes do ensino médio que frequentaram as oficinas de criação literária do Projeto Turista Aprendiz (TA). Busca-se destacar o desenvolvimento do poder de agir dos jovens envolvidos na pesquisa pela atividade de criação literária. A partir do referencial da clínica da atividade, foi realizada uma oficina de fotos, a qual consiste em um método indireto que utiliza registros fotográficos feitos por seus participantes. As fotografias, sob essa perspectiva, funcionam como marcas da atividade e viabilizaram uma análise compartilhada entre estudantes e pesquisadoras. No diálogo sobre a atividade de criação literária, foi possível observar um reposicionamento subjetivo por parte dos estudantes com a ampliação do seu poder de serem afetados. Desse modo, a oficina de fotos se mostrou um método provocador de desenvolvimento, com benefícios para a ampliação do poder de agir no âmbito da atividade de criação literária.

 

 

 

 

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Souto, A. P., & Silva, C. O. da. (2019). Oficina de fotos – a atividade de criação literária revelada pela fotografia. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45985

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos