O uso do WhatsApp enquanto ferramenta de pesquisa na análise das práticas profissionais da enfermagem na Atenção Básica

Autores

  • Claudia Cristiane Vivot Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Faculdade de Ciências Médicas; Depto de Saúde Coletiva. Campinas, São Paulo.
  • Solange L’Abbate
  • Cinira Magali Fortuna
  • Daniele Pompei Sacardo
  • Maristel Kasper

Palavras-chave:

enfermagem, prática profissional, rede social, Análise Institucional.

Resumo

Este artigo analisa o aplicativo WhatsApp utilizado numa pesquisa sobre as práticas profissionais de um grupo de 22 enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde de uma cidade do interior paulista. Após responderem um questionário, os enfermeiros começaram a se comunicar de forma espontânea através do aplicativo WhatsApp, dialogando sobre o que ocorria no seu cotidiano de trabalho, ou seja, sobre os protocolos e as rotinas do dia a dia, bem como sobre as situações mais difíceis e opressivas que enfrentavam. Tais falas foram analisadas sob a ótica dos conceitos da Análise Institucional, tais como instituição, analisador, transversalidade e implicação. O aplicativo WhatsApp revelou-se um recurso fácil, rápido e potente para a troca de mensagens, facilitando o diálogo entre as profissionais, possibilitando também o aperfeiçoamento das práticas profissionais individuais e coletivas.

Biografia do Autor

Solange L’Abbate

Profa Livre Docente, aposentada, colaboradora voluntária da Unicamp/ Faculdade de Ciências Médicas/Depto de Saúde Coletiva. Campinas/SP/ Brasil.

Cinira Magali Fortuna

Profa Livre Docente da USP/Ribeirão Preto/ Escola de Enfermagem/Depto Materno Infantil e Saúde Pública. Ribeirão Preto/SP/Brasil.

Daniele Pompei Sacardo

Professora Dra. Unicamp/ Faculdade de Ciências Médicas/Depto de Saúde Coletiva. Campinas/SP/ Brasil.

Maristel Kasper

Doutoranda da USP/Ribeirão Preto/ Escola de Enfermagem/Depto Materno Infantil e Saúde Pública. Ribeirão Preto/SP/Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Vivot, C. C., L’Abbate, S., Fortuna, C. M., Sacardo, D. P., & Kasper, M. (2019). O uso do WhatsApp enquanto ferramenta de pesquisa na análise das práticas profissionais da enfermagem na Atenção Básica. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45984

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos