Experimentação narrativa e produção de conhecimento no campo da saúde mental: o dispositivo de Gestão autônoma da medicação

Autores

  • André Miranda de Oliveira
  • Eduardo Henrique Passos Pereira

Palavras-chave:

experiência, política narrativa, enação

Resumo

O presente trabalho busca contextualizar o campo conceitual acerca das políticas cognitivas, apostando na construção narrativa como parte intrínseca tanto dos processos de pesquisa quanto da expressão dos resultados encontrados. Aqui, a produção de uma experiência narrativa se apresenta e se produz ao longo do trabalho em si. Assim, ao partir da análise da trajetória de formação em psicologia e do acompanhamento de um Grupo de Gestão Autônoma da Medicação (GAM), nos colocamos a pensar o que são as políticas cognitivas dentro da História da Psicologia e de sua afirmação enquanto Ciência. Com o objetivo de repensar o tema da formação, propomos a discussão acerca da metodologia de pesquisa-intervenção de perspectiva cartográfica, apontando a potência da narrativa da experiência para os estudos da subjetividade. Nesse percurso, apresentamos o conceito de enação e o modo como as definições dos modelos cognitivos impactam nos modelos de formação, especificamente na formação em saúde mental.

 

 

Biografia do Autor

André Miranda de Oliveira

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense

Eduardo Henrique Passos Pereira

Professor Titular na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Psicologia

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Oliveira, A. M. de, & Pereira, E. H. P. (2019). Experimentação narrativa e produção de conhecimento no campo da saúde mental: o dispositivo de Gestão autônoma da medicação. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45981

Edição

Seção

B - Dispositivos de formação em saúde e políticas de escrita/narratividade