O diário institucional nas práticas profissionais em saúde

Autores

  • Solange L´Abbate
  • Luciane Maria Pezzato
  • Daniel Vannucci Dóbies
  • Carlos Botazzo

Palavras-chave:

diários, escrita, Análise Institucional, Serviços de Saúde, SUS

Resumo

A escrita diarista é feita diariamente, ou quase, para registrar algo de importância para quem escreve e também para possíveis leitores. No evento “O devir escrita da vida nos serviços de saúde”, em setembro de 2017 na Faculdade de Saúde Pública/USP, foi discutida a escrita do diário institucional que traz dimensões relativas ao funcionamento das instituições. Trata-se de um meio do pesquisador/a-analista institucional analisar suas implicações. A implicação, nesta oficina, foi analisada a partir das relações estabelecida pelos profissionais com suas práticas cotidianas, tendo em vista o atual contexto político do país, de fortes ataques às políticas sociais, especialmente ao SUS. A proposta deste texto é evidenciar a relevância do diário institucional nas práticas dos profissionais no SUS, a partir dos diários de seis participantes que se dispuseram compartilhar fragmentos de seus diários que serão apresentados, acompanhados das ressonâncias produzidas em sua leitura com aportes teórico-metodológicos da Análise Institucional.

   

Biografia do Autor

Solange L´Abbate

Profa. Associada (livre docente), aposentada, colaboradora voluntária do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas/Unicamp.

Luciane Maria Pezzato

Docente do Eixo Trabalho em Saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Departamento de Saúde, Clínica e Instituições.

Doutora em Saúde Coletiva.

Daniel Vannucci Dóbies

Doutorando em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas.

Mestre em Saúde Coletiva.

Carlos Botazzo

Professor Sênior, Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde pública da Universidade de São Paulo

 

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

L´Abbate, S., Pezzato, L. M., Dóbies, D. V., & Botazzo, C. (2019). O diário institucional nas práticas profissionais em saúde. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45972

Edição

Seção

A - O devir escrita nos/com os serviços de saúde