Considerações sobre a métis, a inteligência astuciosa

Autores

  • Joseane Tavares de Azeredo Silva Universidade Federal Fluminense
  • Hélder Pordeus Muniz Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

métis, atividade humana, inteligência astuciosa

Resumo

Este artigo se propõe a abordar o tema da métis (inteligência astuciosa) a partir da psicodinâmica do trabalho e de estudos de psicologia histórica. Ele nos ajuda a compreender como os trabalhadores conseguem fazer face aos imprevistos no trabalho, criando novos macetes e táticas. A métis é parte constituinte do pensamento grego antigo. Conhecê-la nos provoca questões fundamentais sobre o tema da atividade, que atravessa a vida de todos os viventes e é responsável por toda produção humana. A mobilização da inteligência astuciosa dos trabalhadores permite gerir a variabilidade que é intrínseca a qualquer meio de trabalho, na busca tanto da qualidade do trabalho como de sua saúde.

 

Biografia do Autor

Joseane Tavares de Azeredo Silva, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga da Universidade Federal Fluminense. Realizou doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.  

Hélder Pordeus Muniz, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular do Departamento e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Silva, J. T. de A., & Muniz, H. P. (2017). Considerações sobre a métis, a inteligência astuciosa. Mnemosine, 13(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41743

Edição

Seção

Artigos