A visita íntima do adolescente no sistema socioeducativo: um direito a ser exercido

Autores

  • Juraci Brito da Silva
  • Sílvia Maria Melo Gonçalves

Palavras-chave:

visita íntima, adolescente, socioeducação.

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa realizada com adolescentes do sexo masculino internados em uma unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas - DEGASE. O objetivo é saber como os participantes percebem a possibilidade da visita íntima, em decorrência da lei 12.594 /2012. Um dos princípios que a sustenta é a convivência familiar e a continuidade do vínculo entre o casal. Nossa questão inicial é a de que a visita íntima, enquanto dispositivo, possa colocar em evidência questões relacionadas à sexualidade e ao corpo do adolescente que, historicamente, foram instituídos a partir de certa subjetividade, a do “menor” infrator. Apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente trazer o principio da Proteção Integral, ainda prevalecem discursos e práticas fundadas na Situação Irregular do Código de Menores. A metodologia é a pesquisa-intervenção, dentro do arcabouço da Análise Institucional. O Diário de Campo auxiliou na discussão sobre os efeitos da institucionalização nas subjetividades dos adolescentes privados de liberdade.

 

Palavras–chave: 

Biografia do Autor

Juraci Brito da Silva

Psicólogo, mestre em psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroEspecialista em psicologia jurídica – AVMPsicólogo do quadro efetivo do DEGASE e da Secretaria de Saúde de Mangaratiba.

Sílvia Maria Melo Gonçalves

Doutora em psicologia pela UFRJProfessora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ), colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFRRJ).

Downloads

Publicado

2017-10-13

Como Citar

Silva, J. B. da, & Gonçalves, S. M. M. (2017). A visita íntima do adolescente no sistema socioeducativo: um direito a ser exercido. Mnemosine, 13(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41716

Edição

Seção

Artigos