Introdução ao pensamento abolicionista: algumas contribuições para o psicólogo no campo jurídico

Autores

  • Candela Andrea Ramallo Garcia
  • Maria Márcia Badaró Bandeira

Palavras-chave:

pena prisão, ética profissional, abolicionismo penal.

Resumo

O presente artigo faz uma introdução e discussão do pensamento Abolicionista – que discute e problematiza o Sistema Penal, defendendo a sua abolição, e pensa elementos para a construção de outras formas de resolução de conflitos sociais que não seja pela punição e/ou a pena de privação de liberdade (total ou parcial). Apresenta-se breve histórico sobre a prisão e a chegada da Criminologia na América Latina e no Brasil, de forma a contextualizar a discussão sobre o Sistema penal - objeto de estudo dos Abolicionistas. Uma vez que a psicologia faz-se presente no campo jurídico, entrar em contato com as teorias abolicionistas e sua discussão sobre o sistema de resolução de conflitos atual e a cultura do castigo presente na sociedade contribui para que as práticas psi sejam pensadas em relação ao contexto e problematizadas, para, assim, trabalhar de forma ética e comprometida.

 

Biografia do Autor

Candela Andrea Ramallo Garcia

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Pós-graduada em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Principais linhas de pesquisa: as temáticas na área de Psicologia Jurídica e social.

Maria Márcia Badaró Bandeira

Psicóloga aposentada da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) Mestre em Psicologia Social (UERJ)Professora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica (UERJ).

Downloads

Publicado

2017-10-13

Como Citar

Garcia, C. A. R., & Bandeira, M. M. B. (2017). Introdução ao pensamento abolicionista: algumas contribuições para o psicólogo no campo jurídico. Mnemosine, 13(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41715

Edição

Seção

Artigos