Atividade de trabalho humana: características e desafios para a sua compreensão

Autores

  • Joseane Tavares de Azeredo Silva UFF
  • Hélder Pordeus Muniz UFF

Palavras-chave:

atividade humana, Psicologia Social do Trabalho, Ergonomia, Ergologia.

Resumo

O objetivo do artigo é caracterizar a atividade de trabalho humana, mostrando como ela é fundamental para a regulação da variabilidade nas situações de trabalho. Além disso, essa noção tem como característica não se apreender facilmente, posto que é movimento, criação de saberes e histórias. A noção é trabalhada observando diferentes entradas, ou formas de abordá-la, e com o auxílio da perspectiva ergológica e da ergonomia da atividade. A atividade humana é complexa e imprevisível; convoca as microgestões e autorregulações do trabalho; produz o mundo simbólico; tem sempre finalidade e demanda formação de compromisso; produz respostas originais e conhecimento/saberes em todos os níveis.  Por fim, são descritos dois tipos de temporalidade envolvidos na atividade: o tempo espacial e o tempo-devir.

 

Biografia do Autor

Joseane Tavares de Azeredo Silva, UFF

Psicóloga da Universidade Federal Fluminense.Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. 

Hélder Pordeus Muniz, UFF

Professor Titular do Departamento e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Como Citar

Silva, J. T. de A., & Muniz, H. P. (2017). Atividade de trabalho humana: características e desafios para a sua compreensão. Mnemosine, 13(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41711

Edição

Seção

Artigos