O Corpo encarcerado na obra de Antonin Artaud

Autores

  • Flávia de Bastos Ascenço Soares UFG
  • Domenico Uhng Hur UFG

Palavras-chave:

corpo, captura, esquizoanálise.

Resumo

Este artigo tem como objetivo cartografar a noção de corpo encarcerado na obra de Antonin Artaud, para discutir os processos de captura, bem como o permanente estado de encarceramento do corpo. Realizamos uma cartografia bibliográfica em toda a obra do autor, publicada em espanhol e português. Verificamos que, para Artaud, existem três estratos propulsores do processo de encarceramento do corpo: um primeiro que abarca a ideia de uma consciência/razão sobrepondo-se ao corpo, um segundo que menciona a existência de uma alma/espírito condenando as potencialidades do corpo, e um terceiro que trata da luta corpo x organismo. Concluímos que, para Artaud, o corpo encarcerado é aquele que abriu mão das forças intensivas para ligar-se aos discursos que contornam o dualismo cartesiano e metafísico/religioso.

Biografia do Autor

Flávia de Bastos Ascenço Soares, UFG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás.Licenciada em Artes Cênicas pela Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC da Universidade Federal de Goiás. Atriz, pesquisadora e produtora do LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena.

Domenico Uhng Hur, UFG

Professor Adjunto de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás.Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social pela USP, com estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona.Membro do CRISE - núcleo de estudos e pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação.Secretário de Edições Científicas e Publicações da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política, AILPP. 

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Publicado

2017-10-13

Como Citar

Soares, F. de B. A., & Hur, D. U. (2017). O Corpo encarcerado na obra de Antonin Artaud. Mnemosine, 13(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41709

Edição

Seção

Artigos