CAMPANHA DE VACINAÇÃO IDEOLÓGICA: marketing, desejo e subjetivação em tempos de reestruturação produtiva do capital

Autores

  • Alexandre Magno Teixeira de Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO – Departamento de Saúde Coletiva.

Palavras-chave:

ideologia, marketing, subjetivação

Resumo

Trata-se de um ensaio crítico que, forma geral, propõe reflexões acerca das relações entre ideologia, marketing, desejo e subjetivação em contextos de reestruturação produtiva do capital. Defende-se a relevância acadêmica e social do debate permanente sobre mudanças nas formas de organização da economia e gestão do trabalho e de como essas transformações geram sofrimento psíquico para os trabalhadores e impacto nas formas de embate entre capital e trabalho. Argumenta-se da premência de se pôr em pauta, no cerne dos debates em psicologia crítica, as relações entre as categorias trabalho e subjetividade. Evidencia-se a dialética do processo de alienação e analisa-se o processo de produção de consciência alienada que se dá por intermédio dos meios de comunicação. Expõe-se, além de operações de subjetivação explícitas na propaganda de produtos e serviços, algumas armadilhas semânticas exploradas pelo marketing que se embute e se dissimula no jornalismo, sobretudo o televisivo, em tempos de impeachment.

Biografia do Autor

Alexandre Magno Teixeira de Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO – Departamento de Saúde Coletiva.

  

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

Carvalho, A. M. T. de. (2018). CAMPANHA DE VACINAÇÃO IDEOLÓGICA: marketing, desejo e subjetivação em tempos de reestruturação produtiva do capital. Mnemosine, 14(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41695

Edição

Seção

Artigos